No longo inverno de perdas, os tempos, finalmente, convidam a pensar em recomeços.

Esse é o tema da 15ª Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiros de Museus (Ibram) e que propõe uma reflexão sobre a função dos Museus em momentos como os da pandemia de Covid-19, seja como lugar de experiências sociais, históricas ou artísticas, como repositórios de experiências e emoções ou como espaços de superação e reinvenção individuais e coletivas.

É nesse espírito que o Museu Câmara Cascudo (MCC) lança sua programação para a Primavera dos Museus, com lives, apresentações culturais e propostas de atividades para o público de todas as idades transmitidas pelo MCC Virtual, a plataforma digital do museu, através de seus canais no YouTube e Facebook, além do Instagram.

As lives abordam temas como o tráfico de fósseis do Brasil para o exterior, que representa perdas irreparáveis para o nosso patrimônio, e os desafios para a gestão de museus municipais e comunitários, em mais uma aula de um curso realizado em parceria entre o MCC e o Museu do Seridó.

A programação infantil convida crianças a conhecer os dinossauros brasileiros com muitas cores, enquanto pessoas de todas as idades podem se encantar e aprender ao olhar o céu, guiados pela equipe do Planetário Barca dos Céus da UFRN. A programação artística fica por conta do projeto Improcesso, que articula dança e música, no âmbito de uma parceria entre o MCC e o Departamento de Artes da UFRN.

Nas redes sociais, nossos seguidores vão poder conhecer um pouco mais do acervo da Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo, do Museu Câmara Cascudo, com uma seleção de obras que falam do tema da Primavera dos Museus.

Para quem está com saudades do Museu, a pedida é participar das visitas virtuais para conhecer as histórias de perseverança e superação, alianças, disputas, trapaças e sedução no incrível mundo das plantas, além de investigar as pistas deixadas pelos gigantes dinossauros em nosso território. 

No entanto, já que os tempos são de recomeço, também vamos realizar o primeiro evento-teste presencial, como preparação para a tão desejada reabertura do museu ao público. O evento, fruto de outra parceria com o Departamento de Artes, apresenta o espetáculo de dança contemporânea “Bípede sem pelo”, no Parque do Museu, espaço aberto e naturalmente arejado, para um grupo de vinte convidados, respeitando rigorosamente todas as normas do Protocolo de Biossegurança da UFRN.

Assim, acolhendo a primavera e as promessas de tempos mais amenos, o Museu Câmara Cascudo da UFRN convida a todos e todas para, juntos, superarmos nossas perdas e olharmos para frente com olhos mais otimistas.

Confira a programação completa:

 

 

TERÇA (21/9)

19h - LIVE: Ubirajara: fósseis, patrimônio e museus

Mediação: Pedro Tolipan (MCC-UFRN) e Glaudson Albuquerque (MCC-UFRN)

Convidados: Flaviana Lima (UFPE), Kleberson Porpino (UERN), Renan Bantim (URCA)

Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube e Facebook)

Inscreva-se

 

QUARTA (22/9)

16h - Dinos Brasileiros para crianças

 

Mediação: Cristiana Moreira e bolsistas do Setor Educativo do MCC

Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube e Facebook)


 

QUINTA (23/9)

16h - Curso de Gestão em Museus Municipais e Comunitários

O desafio da gestão

 

Convidado: Diego Lemos Ribeiro (UFPel)

Mediação: Moysés Siqueira (MCC/UFRN)

Transmissão pelos canais do Youtube do Museu Câmara Cascudo e do Museu do Seridó


 

21h - "Continua...", apresentação de Patrícia Leal e músicos convidados

 

Transmissão pelo MCC Virtual (Youtube) e pelo canal da Professora Patrícia Leal


 

SEXTA (24/09)

11h - Visita virtual: O incrível mundo das plantas

Com Glaudson Albuquerque

 

Transmissão pelo Youtube

 

14h - Visita Virtual: Das pistas aos gigantes: os dinossauros no MCC

Com Pedro Tolipan

 

Transmissão pelo Instagram

 

SÁBADO (25/9)

10h - Planetário Barca dos Céus

“Um ensaio sobre relações entre céu e mar”
Especial da Primavera

Equipe do Planetário Barca dos Céus/UFRN

 

Vagas limitadas - Inscreva-se

 

16h30 - Bípede sem pelos

Espetáculo de Dança no Parque do Museu; evento teste restrito a convidados

 

DOMINGO (26/9)

16h30 - Bípede sem pelos

Espetáculo de Dança no Parque do Museu; evento teste restrito a convidados

Ficha técnica

Produção: Étore Medeiros, Iano Flávio Maia e Thays Bianos

 

Transmissão: Étore Medeiros,  Iano Flávio Maia e Erick Gabriel

 

Design: Vinícius Bezerra (MCC/UFRN)

 

Comunicação: Jailson Santos, Iano Flávio Maia, Isabele Dantas e Nathália de Souza

 

Planetário Barca dos Céus: Auta Stella de  Medeiros Germano, João Henrique de Souza Dantas, Daniel Silva da Costa, Manoel Brandão de Oliveira, Daniella Maria Cunha Silva, Matuzalem Fecher Pereira da Silva, Débora Cristina Xavier de Oliveira, Kevlin Giorgi de Oliveira Silva, Emanuel Felipe Marinho Pereira, Radma Almeida de Freitas, Samara Luiza de Sousa e Silva

 

Espetáculo Bípede sem pelo: Alexandre Américo, Laura Figueiredo, Jô Bonfim, Toni Gregório, Ionara Marques,  Rodrigo Lacaz, Vinicius Dantas, Ana Vieira, Marcone Soares, Bruno Martins, Felipe Câmara (IFRN), Igor Silva, Samuel Oliveira, Celso Filho (Listo Produções) e Juciê Borges

 

Espetáculo Continua…: Patrícia Leal, Eli Cavalcante, Ezequias Lira, Ramon Gabriel, Eduardo Taufic, Raul Gama e Ébeson Rolim

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!