Que histórias não foram contadas nesses 200 anos de independência do Brasil? Que outras independências viveram os brasileiros nesse período? Que histórias queremos contar agora? São esses os questionamentos que guiam a programação da 16ª Primavera dos Museus em 2022, que acontece entre 19 e 25 de setembro, no Museu Câmara Cascudo (MCC) e em museus de todo o país, articulados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A agenda de atividades conta com eventos online e presenciais, com atrações para todas as idades como oficinas, mostras, visitas educativas e programação cultural, além do horário de visitação estendido ao longo de toda a semana. O horário de funcionamento também vai ser ampliado, permitindo as visitas ao museu também à noite. De terça à sexta, os visitantes podem entrar no Museu das 8h30 às 20h30, no sábado, das 8h30 às 20h. No domingo, as visitas acontecem das 13h30 às 18h.

O evento é uma realização do Museu Câmara Cascudo e Pró-reitoria de Extensão, com o apoio da Caurn e Sicoob, além das parcerias com o Laboratório de Práticas Integrativas em Saúde (Lapics), Escola de Saúde Planetário Barca dos Céus e Coletivo DaFoto.

Confira a programação completa e atualizada:

Horário Especial na Primavera dos Museus

Terça a sexta, das 8h30 às 20h30

Sábado, 8h30 às 20h

Domingo, 13h30 às 18h

De segunda a quarta-feira (19 a 21), das 09h às 12h

Conhecimento

O poder dos museus: novos tempos, novos temas e novas práticas

A oficina, voltada a trabalhadores de museus, estudantes e demais interessados na área, aborda a nova definição de museus, aprovada em agosto de 2022, além de discutir decolonização e processos colaborativos.

Com Marília Bonas (ICOM-Brasil)

Oficina on-line pelo Google Meet

Evento com certificado

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

De terça a sexta (20 a 23), às 15h

Educativo

Outras Histórias no Museu

Mediação especialmente elaborada para a Primavera dos Museus, relacionada ao tema nacional do evento: “Museus e Independência: Outros 200, outras histórias”

Local: Pavilhão Expositivo

Agende aqui

De terça a domingo (20 a 25), o dia todo

Festival daFOTO! Potiguar

O MCC recebe durante toda a semana da Primavera o 2º Festival daFOTO! - Fotografia e Preservação da Memória Potiguar. O evento contará com uma exposição fotográfica, oficinas e, no fim de semana, uma feira com lançamento de fotolivros e venda de produtos de fotógrafos natalenses.

Local: Pavilhão Expositivo

Confira a programação completa

inscreva-se nas oficinas aqui

Quarta e quinta (21 e 22), das 08h30 às 12h

Saúde no Parque

As equipes da Escola de Saúde da UFRN e do Lapics/UFRN oferecem gratuitamente aos visitantes, no Parque do Museu, sessões de massagem e de outras práticas integrativas de saúde.

Local: Parque do Museu

Quinta-feira (22), das 14h às 16h30 e Sábado (24), das 9h às 12h e das 14h às 19h

Educativo

Planetário Barca dos Céus

O Planetário da UFRN volta ao Museu com a mostra  “Ora, Direis, Ouvir Estrelas”, composta de sessão de cúpula, interações em torno de objetos didáticos e observação do céu noturno a olho nu e com telescópio!

Local: Pavilhão Expositivo e Parque do Museu

Recomendamos o uso de máscara dentro da cúpula

Quinta-feira (22), às 19h

Nação Zamberacatu - Esquenta do Dendê

Primeira nação de Maracatu de Natal, fundada em 2012, a Nação Zamberacatu faz no MCC sua última apresentação antes de viajar para se juntar a outras nações de maracatu na centenária Noite do Dendê, em Recife.

Sexta-feira (23), às 19h

Sarau Insurgências Poéticas

Felipe Nunes, Marina Rabelo, Rozeane Oliveira e Thiago Medeiros trazem muita arte e sensibilidade ao MCC com o Sarau Insurgências Poéticas - especial para reiniciar o mundo: poesia. A banda Canto Livre encerra a noite com samba e coco.

Sábado (24), às 9h30

Saberes Sustentáveis

Roda de conversa, oficina e distribuição de mudas de plantas medicinais, hortaliças e PANCs na horta do Parque do Museu, com degustação de chás.

Sábado (24), às 11h

Orquestra Ilha de Música

Formada por 30 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 17 anos, a orquestra do projeto Ilha de Música faz um concerto ao ar livre com músicas infantis e clássicos da MPB.

Sábado (24), das 9h às 17h30, e domingo (25), das 14h às 17h30

Feirinha da Primavera

Para celebrar a chegada da Primavera, o Parque do Museu receberá uma pequena feirinha com plantas carnívoras, ornamentais, cactos e suculentas.

Domingo (25), às 16h

Julhin de Tia Lica

O MCC recebe o multiartista e bonequeiro Julhin de Tia Lica para uma apresentação da tradicional arte potiguar do Teatro de João Redondo, patrimônio cultural brasileiro, em evento voltado ao público infantil.

Produção: Étore Medeiros, Nero Avundano e Vitória Deon

Transmissão: Étore Medeiros e Iano Flávio Maia

Design: André Reinaldo e Rayane de Araújo

Comunicação: Iano Flávio Maia, Rebeca Oliveira e Richardson Souza