Veríssimo Pinheiro de Melo, nascido em Natal, em 9 de julho de 1921, foi um dos mais importantes intelectuais potiguares da segunda metade do século XX.

Formado em Direito, atuou como jornalista e destacou-se como folclorista, tendo sido iniciado no campo dos estudos folclóricos por Luís da Câmara Cascudo, que lhe orientou em várias pesquisas.

Atuou em diversas entidades e desenvolveu uma intensa produção intelectual relacionada ao folclore, publicando obras de referência, como Rondas infantis brasileiras (1953), Folclore Infantil (1965), Xarias e Canguleiros (1968) e Ensaios de Antropologia Brasileira (1973).

Também foi parte ativa na institucionalização do saber folclórico, ensinando Antropologia Cultural na UFRN, tanto no Instituto de Antropologia, quanto no Museu Câmara Cascudo, do qual foi Diretor entre 1983-1987. Veríssimo de Melo faleceu em 1996.

Na véspera do dia em que “Vivi” – forma carinhosa com que os amigos chamavam Veríssimo de Melo – completaria 100 anos, seu percurso e sua obra serão revisitados por Ewerton Barros, autor de um Mestrado sobre o folclorista, pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, em conversa com Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFPE/UFRN) e mediação de Everardo Ramos (MCC/UFRN).

Ficha técnica

Debatedores: Ewerton Barros (UFPE), Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFPE/UFRN)

Mediação: Everardo Ramos (MCC/UFRN)

Produção: Étore Medeiros, Cirlene Melo, Thays Bianos

Transmissão: Étore Medeiros

Design: Vinícius Bezerra

Comunicação: Iano Flávio Maia, Nathália de Souza

Redes Sociais: Jailson Santos, Isabele Dantas

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!

O MCC precisa de você!